Consiste na dilatação de veias que drenam a região testicular. Pode ocasionar dor escrotal e aumento do volume escrotal. Além da dor e aumento do volume escrotal, pode ocasionar alterações no número e vitalidade do espermatozóide, influenciando na fertilidade. É uma das causas mais frequentes de infertilidade masculina.
Quais são os exames que confirmam a varicocele?
Geralmente o exame físico evidencia aumento do volume escrotal, e o exame ideal para diagnóstico é o Doppler escrotal que não deixa de ser um exame de ultrason. Esse exame é indolor e não é invasivo.
Qual o tratamento para varicocele?
O tratamento é cirúrgico, consiste na ligadura das veias dilatadas. A drenagem nesse caso ocorre por outras veias normais.
Sempre tem que operar?
Não. Existe muitos pacientes que apresentam varicocele e não tem sintomas nem dificuldade para ter filhos. Nesse caso a cirurgia não é necessária.
Posso prevenir a varicocele?
Geralmente a pessoa apresenta tendência genética, sendo assim não existe uma prevenção.
O que pode piorar a varicocele?
Sabemos que os esforços físicos aumentam a dilatação venosa e se a pessoa não tinha sintomas pode apresentar, e quem já tinha pode piorar.
Considerações finais
A varicocele é uma das causas mais freqüentes de infertilidade masculina, sendo assim deve ser pesquisada nos casais que apresentam dificuldades em ter filhos.
Prof.: Dr Júlio José Máximo de Carvalho – Telefone: (11) 3832-0505