Vírus HPV



Conheça o hotsite
sobre o Vírus


Atenção!

1. Use sempre camisinha.

2. É muito importante que você procure seu médico de confiança.

3. Algumas ilustrações colocadas neste site foram encontradas na Internet sem autoria conhecida.  Caso alguém que detenha a autoria queira a remoção é só nos comunicar, e-mail

4. Clique aqui e veja quais são os Objetivos do Site.



Varicocele

Consiste na dilatação de veias que drenam a região testicular. Pode ocasionar dor escrotal e aumento do volume escrotal. Além da dor e aumento do volume escrotal, pode ocasionar alterações no número e vitalidade do espermatozóide, influenciando na fertilidade. É uma das causas mais frequentes de infertilidade masculina.

Quais são os exames que confirmam a varicocele?

Geralmente o exame físico evidencia aumento do volume escrotal, e o exame ideal para diagnóstico é o Doppler escrotal que não deixa de ser um exame de ultrason. Esse exame é indolor e não é invasivo.

Qual o tratamento para varicocele?

O tratamento é cirúrgico, consiste na ligadura das veias dilatadas. A drenagem nesse caso ocorre por outras veias normais.

Sempre tem que operar?

Não. Existe muitos pacientes que apresentam varicocele e não tem sintomas nem dificuldade para ter filhos. Nesse caso a cirurgia não é necessária.

Posso prevenir a varicocele?

Geralmente a pessoa apresenta tendência genética, sendo assim não existe uma prevenção.

O que pode piorar a varicocele?

Sabemos que os esforços físicos aumentam a dilatação venosa e se a pessoa não tinha sintomas pode apresentar, e quem já tinha pode piorar.

Considerações finais

A varicocele é uma das causas mais freqüentes de infertilidade masculina, sendo assim deve ser pesquisada nos casais que apresentam dificuldades em ter filhos.

Prof.: Dr Júlio José Máximo de Carvalho - Telefone: (11) 3832-0505

Voltar
 
Publicações




Falando sobre o HPV
Papilomavírus humano




Manual prático do HPV
Papilomavírus humano

Copyright © Insituto Garnet - Rua Búlgara, 190 - Lapa - São Paulo - CEP 05057-060 - Fone: (11) 3832-0505 - Última atualização em  26/06/2009
Desenvolvimento: Primeira Impressão Design